Chef Alexandre Silva inova a gastronomia regional da Madeira


Chef Alexandre Silva é o chef responsável pela consultoria, na área de gastronomia, do projeto 'Inovar a Gastronomia Regional', promovido pela ACIF-CCIM (Câmara do Comércio e indústria da Madeira) e que visa criar uma cultura de inovação no receituário dos restaurantes de 16 unidades hoteleiras da região, potenciando a utilização de produtos gastronómicos regionais, numa lógica inovadora, aliada a novas técnicas de confeção. O processo de consultoria gastronómica desenvolveu-se em duas fases distintas. A primeira fase passou por auscultar os produtores e a opinião dos Chefs das unidades hoteleiras locais sobre o potencial da Madeira na área da gastronomia. A segunda fase, que termina hoje, desenrolou-se no terreno, com especial foco nas novas abordagens culinárias, dotando os chefs de novos conhecimentos e novas propostas.

Considerei ser um projeto muito desafiador e não hesitei quando me fizeram o convite para ser o Chef consultor deste projeto. Todos as pessoas no projeto enriqueceram os seus conhecimentos com esta experiência. Trabalhei de perto com excelentes profissionais e conheci ainda melhor a ilha. Fiquei surpreendido com a riqueza e diversidade gastronómica da região, desconhecida de muitos, mas que vale a pena explorar, por todo o potencial que tem. Espero ter dotado os meus colegas de inovações, novas abordagens e especialmente com uma novo perspectiva da cozinha da Madeira ”, conta o Chef Alexandre Silva.

As 16 unidades hoteleiras envolvidas no projeto da ACIF-CCIM, são hotéis de quatro e cinco estrelas: Hotel Royal Savoy, Hotel Garden's, Hotel Pestana Promenade, CHoupana Hills, Gallo Resort, Belmond Reids Palace, Pestana Grand, Pestana Carlton, Hotel Baía Azul, SAccharum Hotel, Quintinha de São João, Quinta das Vistas, Casa Velha do Palheiro, Quinta da Casa Branca, Quinta da Serra, Hotel Quinta da Bela Vista.

O projeto 'Inovar a Gastronomia Regional' surge no âmbito do projeto “Mais Restauração”, financiado pelo Programa Rumos.  O módulo de gastronomia termina hoje, com a realização de um show cooking, onde participam os diversos Chefes que aderiram a esta ação. Num total serão 53 horas de consultoria na área da Gastronomia, do Design & Decoração e Marketing. 

Comentários

Mensagens populares