ACPP inaugurou Biblioteca Gastronómica


A ACPP, Associação de Cozinheiros Profissionais de Portugal, inaugurou a primeira Biblioteca Gastronómica, um espaço de informação, documentação e dinamização pedagógico-cultural ligado à gastronomia nacional e internacional. Cerca de 1500 itens relacionados com as diferentes áreas da gastronomia estão já disponíveis, para consulta, a toda a comunidade profissional, sócios e não sócios da ACPP, docentes e alunos de escolas profissionais do sector e ao público em geral. A inauguração da biblioteca realizou-se no dia 21 de abril, e contou com a presença dos gastrónomos Maria de Lourdes Modesto e Virgílio Nogueiro Gomes, o maior mecenas a esta data.

A ACPP tem como objetivo tornar a Biblioteca Gastronómica num verdadeiro centro de aprendizagem e pesquisa. Queremos ser uma referência na busca de conhecimento técnico e especializado por parte dos profissionais desta área e não só. O primeiro passo está dado e agora queremos continuar a crescer. Contamos com a ajuda e o mecenato de todas as pessoas que queiram doar à nossa biblioteca publicações relacionadas com a área de gastronomia”, afirmaMaria João Caldeira, da ACPP.

Um dos grandes mecenas que muito contribuiu para o enriquecimento do espólio inicial da Biblioteca Gastronómica da ACPP foi Virgílio Nogueiro Gomes. Crítico de gastronomia, autor de vários textos e crónicas publicados regularmente em jornais e revistas; autor de vários livros de gastronomia, como  “Transmontanices – Causas de Comer”, “Tratado do Petisco”, e “Doces da nossa vida” e autor do site www.virgiliogomes.com, o mecenas possui uma carreira de mais de 30 anos ligados a esta área. Fez carreira em gestão hoteleira; coordenou em vários países estrangeiros ações de promoção da Cozinha Portuguesa; proferiu várias conferências e palestras sobre Gastronomia; foi membro da Comissão Nacional de Gastronomia, que levou a Gastronomia a Património Cultural, e coordenador do seu Conselho Técnico. No presente, é investigador em História da Alimentação, e professor de Gastronomia e Cultura, e História da Alimentação; e é membro da Associação Portuguesa de Escritores e da Academia de Letras de Trás-os-Montes.

A Biblioteca Gastronómica da ACPP fica no edifício da associação, na Rua de Sant`Ana à Lapa, nº 71 C e funciona de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 18h00.

Comentários