Vinhos de Portugal promovidos na Prowein


A ViniPortugal mobiliza a participação de mais de 150 produtores no stand Wines of Portugal da mais relevante feira internacional de vinhos realizada de 15 a 17 Março, em Dusseldorf, na Alemanha

A Prowein voltará a receber a promoção dos Vinhos de Portugal, de 15 a 17 de Março. Dusseldorf, na Alemanha, é o palco da mais importante feira internacional, onde os vinhos nacionais regressam para reforçar a aproximação aos principais importadores e consumidores internacionais.

A diversidade e a autenticidade dos vinhos de Portugal está em foco no stand da ViniPortugal, que com uma área total de 1000m2, ficará posicionado no Hall 10, entre o Novo Mundo e a França.

Ao longo dos dias do evento serão promovidos diversos seminários com especialistas nacionais e internacionais, que destacarão o forte carácter diferenciador e gastronómico dos vinhos nacionais, organizando diversas degustações e harmonizações. Hendrik Thoma, Master Sommelier, jornalista e especialista em vinhos portugueses apresentará a sua selecção de "50 Grandes Vinhos Portugueses" para o mercado alemão, no dia 15 de Março, às 11h. No mesmo dia, às 13h, o jornalista alemão David Schwarzwälder conduzirá uma expedição à descoberta dos tesouros escondidos de Portugal, revelando como são produzidos vinhos brancos de Arinto, Alvarinho e Encruzado. Às 17h, Marta Galamba, wine educator da ViniPortugal, divulgará projectos recentes que se destacam em Portugal. 

Nos seminários do segundo dia, 16 de Março, destaca-se a apresentação da Sommelière Christina Fischer “Que vinhos escolher de acordo com a gastronomia?”, que sugere uma harmonização de vinhos nacionais com delícias gastronómicas, confeccionadas pelo Chef Patrick Jabs. Às 15h terá lugar a conferência do sommelier Markus Berlinghof, do "Jacobs Restaurant" em Hamburg, focada nas oportunidades de surpreender clientes com os vinhos produzidos a partir de castas autóctones.

Marta Galamba, wine educator da ViniPortugal, colocará em relevo a tradição de Portugal e a experiência dos grandes ícones do vinho, no último dia, 17 de Março, às 11h. Concluindo o programa de seminários, às 14h, com a sugestão de boas compras em vinhos portugueses.

Neste último dia da Prowein, 17 de Março, será ainda realizado um seminário focado na preservação das vinhas, conduzido pelo Dr. António Graça, da PORVID. Será divulgado o trabalho que esta instituição tem vindo a ser desenvolver na preservação a jornalistas e profissionais internacionais presentes. A PORVID é uma associação público-privada sem fins lucrativos, fundada em 2009 por empresas, tem como objectivo travar a erosão genética e valorizar a variabilidade ainda existente na videira, sendo instrumentos essenciais a prospecção generalizada em todo o território de Portugal de amostras representativas da variabilidade de todas as castas e de núcleos de videiras silvestres. 

Comentários