Projeto Internacional OMO começa hoje em Portugal com AXIS Hotéis


Começa hoje em Portugal a primeira fase experimental do projeto internacional OMO com a integração de quatro jovens comsíndrome de Down (SD) num estágio, a realizar no Hotel AXIS Porto. Simultaneamente em Itália, um grupo de jovens, entre os 21 e os 23 anos, iniciam uma experiência semelhante no Hotel Melià Roma Aurelia Antica. 

Financiado pela Comissão Europeia, no âmbito da cooperação para a inovação e o intercâmbio de boas práticas, e lançado oficialmente em Setembro de 2014, o projeto OMO visa promover uma sociedade acessível para as pessoas com SD, pelo que terá a duração de 36 meses, tendo como parceiros oficiais: Associazione Italiana Persone Down Onlus; Associação Portuguesa de Portadores de Trissomia 21; Alma Mater Studiorum – Universita Di Bologna; Universita Degli Studi Roma Tre; European Down Syndrome Association; Axis Hotéis; Sol Melià Italia S.r.l.; Fundaccion ADECCO; Fondazione Adecco per le Pari Opportunità.

Este projeto pretende melhorar o processo de aprendizagem de pessoas com SD na realização de tarefas específicas no dia-a-dia de trabalho do sector hoteleiro, envolvendo a criação de ferramentas educacionais inovadoras, como a demonstração em vídeo com ideias para melhorar a relação entre o tutor e o estagiário com SD, bem como recursos educacionais para os jovens adquirem, habilidades e competências para executar as tarefas que lhes forem atribuídas.

De salientar ainda que o projeto OMO promove o acesso dos cidadãos europeus com SD a oportunidades de emprego na indústria hoteleira, através da criação de parcerias duradouras entre escolas, associações de pessoas com deficiência profissional e o sector hoteleiro.

Segundo a ONU, aproximadamente 15% da população mundial vive com algum tipo de deficiência, que impede a sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições. Apesar desta situação, a deficiência ainda não aparece nas agendas de desenvolvimento de todos os países do mundo.

Comentários