APTECE promove gastronomia portuguesa no Brasil


A APTECE - Associação Portuguesa de Turismo de Culinária e Economia promoveu, ontem, pelas 18h30, no Consulado-Geral de Portugal em São Paulo, o evento Raízes dos Sentidos - um roteiro gastronómico pelas várias Regiões de Portugal.

O evento direcionado às operadoras e agências de turismo brasileiras tem como objetivo apresentar e promover o turismo gastronómico das mais diversas Regiões de Portugal, fomentando igualmente a visita a outras cidades do País.

O foco no mercado brasileiro reflete a tendência de procura dos turistas do Brasil que se encontram no top 3 dos que mais visitam Portugal para viagens de lazer e negócios.

Para José Borralho, presidente da APTECE, “O mercado brasileiro é prioritário para Portugal, pela ligação da língua, mas também pela ligação emocional que uma grande parte dos brasileiros tem com Portugal, em função dos seus antepassados. Essa relação pode ser um eixo a explorar, em particular nas regiões do interior do país, criando um turismo de experiência que pode ter a sua primeira razão nos laços familiares, mas que depois pode também ter a ver com a oferta gastronómica.” “Este tipo de iniciativas não só promovem em primeiro plano a culinária portuguesa e consequentemente os seus produtos mais tradicionais, como também contribuem para uma maior perceção da sua qualidade e fomentam a sua exportação”, reforça o responsável.

Com esta estratégia, a APTECE aposta na promoção de Portugal como destino gastronómico e pretende captar a atenção dos agentes do setor e dos potenciais turistas brasileiros para Portugal como destino onde a experiência gastronómica é única, pelo fato de ser um território pequeno, mas com muita diversidade e história para contar. Já no início do ano, a APTECE realizou com sucesso um RoadShow que percorreu 20 cidades em 10 países da Europa.

A ação APTECE - Evento Raízes dos Sentidos conta com a colaboração e apoio dos Hotéis Pestana e o do Turismo de Portugal.

Comentários