Exposição de Pintura "Douro, da nascente até à foz" nas Caves Cálem


Uma visita guiada pela região do Douro através da pintura de António Casimiro Moreira é o mote da exposição “Douro, da nascente até à foz”. A mostra será inaugurada nas Caves Cálem no próximo dia 17 de Janeiro e poderá ser visitada até ao dia 12 de Abril, entre as 10h às 18h, com entrada livre.
O autor considera que “Falar do rio Douro, não é apenas falar de um rio ou de uma região. É muito mais do que isso… é falar da sua história e das suas gentes, que o tornam tão especial.” E acrescenta que “Nunca a palavra miradouro se utilizou tão apropriadamente, como nos inúmeros locais de onde se pode desfrutar estas paisagens. Todos estes vales, desde terras de Miranda até à Foz, é todo ele (Douro) um regalo para os olhos”.
Na sua obra António Casimiro Moreira evidencia a paixão e o conhecimento que tem desta região, realçando que “O rio foi amansado pelas barragens, perdendo com isso grande parte das suas características de grande rio de montanha, mas a sua beleza é eterna e a paisagem continua esmagadora.”
Tânia Branco Oliveira da Sogevinus destaca que “Esta é uma exposição que exalta a região do Douro, património da humanidade, de uma beleza ímpar e o berço dos nossos vinhos. Há cerca de 10 anos que as Caves Cálem apoiam com regularidade artistas portugueses, cedendo espaço para exposição de obras de arte aos seus visitantes. As Caves Cálem são as caves mais visitadas de Vinho do Porto, com 200 mil pessoas por ano, maioritariamente visitantes internacionais.”

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...