Jantar Vínico "Soalheiro" no The Artist Bistrô


A jovem equipa de chefes do restaurante-escola do The Artist Porto Hotel & Bistrô, o novo quatro estrelas que abriu portas no Porto em Abril deste ano, promove, no próximo dia 10 de julho (quinta-feira), às 20h00, um jantar vínico cuja ementa é inteiramente inspirada numa seleção de vinhos da Quinta de Soalheiro (Melgaço), da entrada à sobremesa.

Resultante de uma parceria com a Escola de Hotelaria e Turismo do Porto, o conceito de gastronomia aqui apresentado tem como base a inovação e a criatividade, conceitos defendidos e partilhados pelos criadores desta reconhecida marca de vinhos que, a cada ano, se reinventa para levar o Alvarinho a um nível de qualidade ímpar.

Luís Cerdeira, produtor e enólogo que ao jantar se encarregará de fazer as apresentações vínicas, sublinha a importância do apoio à inovação: “é importante estimular os jovens a conhecer e a trabalhar os produtos nacionais”. “E se os vinhos são cada vez mais um produto turístico de excelência, este será certamente um local privilegiado para a sua divulgação”, remata.

Para dar as boas vindas aos comensais, um vinho que soa a cumprimento e reflecte as iniciais das castas que lhe dão origem: alvarinho e loureiro. Estamos a falar da colheita 2013 do Allo, um vinho branco vibrante, com grande perfil aromático que acompanhará os aperitivos de mousse de ervas com flor de salmãogaspacho e chamuça de autor.

Como entrada será servido um brás de favas com crocante de morcela que acompanhará o clássico Soalheiro Alvarinho 2013. “Sobriedade aromática, mineralidade e grande elegância de sabor”, assim é definida esta colheita especial.

Com o prato de peixe, papelote de linguado envolto em molho embaixador acompanhado de puré será servido o Soalheiro Primeiras Vinhas 2012, feito a partir de uvas colhidas na primeira vinha de Alvarinho plantada há 40 anos por João António Cerdeira, hoje em dia cultivada de forma totalmente biológica. Um vinho com “sabor encorpado, fresco e com grande complexidade gustativa”.

Para harmonizar com o prato de carne foi escolhido o Soalheiro Reserva 2012, fermentado em barrica e apresentado no formato magnum (1,5 L). Assim, o arroz caldoso de lebre com míscaros e crocante de castanhas acompanhará na perfeição o aroma elegante e persistente deste vinho complexo.

A culminar o repasto, uma sobremesa de eleição - pão de ló de Ovar com queijo amanteigado de cabra e nougat de abóbora e amêndoa, servida com Soalheiro Alvarinho 9% Dócil 2011. Uma colheita clássica, cuja personalidade se evidencia pelas notas citrinas e tropicais da casta Alvarinho, com um equilíbrio de acidez e doçura invulgares.

O restaurante situa-se na Rua da Firmeza (Porto), onde em tempos funcionou a Escola Soares dos Reis. O preço do jantar vínico “Soalheiro”, com bebidas incluídas e café é de 30 euros por pessoa. 

Comentários

Mensagens populares