Sangue na Guelra 2014 - com harmonizações de gastronomia e vinhos


Pela primeira vez, os três melhores restaurantes do mundo vão estar simultaneamente em Portugal. Os sous-chefs do Celler de Can Roca (1º ), Noma (2º) e Osteria Francescana (3º) são as grandes estrelas da segunda edição do Sangue na Guelra. É a estreia absoluta do Noma em Portugal, com um sous-chef português. Este é o único festival gastronómico do planeta que dá protagonismo aos ‘números dois’ da cozinha mundial e a alguns dos chefs mais inovadores da alta gastronomia internacional. 

Este ano, o Sangue na Guelra acontece a 5, 6 e 7 de Abril, e está integrado no programa do Peixe em Lisboa. Exclusivamente dedicado aos peixes e mariscos da costa portuguesa, vamos trazer para o palco principal os sous-chefs de restaurantes de renome nacional e mundial. E é precisamente isso que torna este evento um espaço único para a inovação e o experimentalismo, sempre de olhos postos num dos maiores tesouros nacionais: o mar. 

Jantares Sangue na Guelra - 1300 Taberna 
Nos dias 6 e 7, deslocamo-nos para o restaurante 1300 Taberna, do chef Nuno Barros, no Lx Factory, onde terão lugar dois jantares exclusivos para 45 pessoas cada. Ambos serão confeccionados apenas a partir de peixes e mariscos da costa portuguesa, sendo que um dos objectivos do Sangue na Guelra é, justamente, a divulgação das qualidades e do potencial dos produtos nacionais. Um espaço para a inspiração, para a garra e para a inovação.

Os menus e os vinhos

Cada um dos jantares será confeccionado por três chefs, nacionais e estrangeiros, que foram desafiados a cozinhar em nome próprio e a explorar e partilhar os seus próprios caminhos no que respeita à gastronomia. Para as sobremesas contamos com a participação especial de dois chefs de pastelaria portugueses. Estes menus de 12 pratos serão harmonizados com vinhos nacionais de topo, pelos sommeliers João Chambel (Vestigius Winebar) e Rodolfo Tristão (1300 Taberna). 

Mais informações em http://sanguenaguelra.com/


Comentários