Quintas de Melgaço explora potencialidades do Alvarinho




A Quinta de Melgaços, produtora da sub-região de Monção e Melgaço, apresentou no mês de Fevereiro as duas novas referências do seu portfólio, o QM Vinhas Velhas e o QM Alvarinho 2013, ambos elaborados com base na casta rainha da região – o alvarinho. A empresa tem vindo a especializar-se na produção de vinhos verdes Alvarinho, tendo como visão alcançar a produção exclusiva de vinhos monovarietais provenientes desta casta.

A estrela promissora, QM Vinhas Velhas, apresenta-se ao mercado com um perfil elegante, uma acidez equilibrada, boa mineralidade, fresco e estruturado. Numa edição limitada a 3000 garrafas, este vinho foi obtido através de uvas colhidas manualmente, de uma parcela com mais de 20 anos e com uma longevidade de mais de quatro anos, uma vez que a fermentação e a estabilização do vinho são feitas de forma mais natural. As opiniões têm sido bastante favoráveis, tendo já sido bem aceite pela crítica da especialidade.

Já o QM Alvarinho 2013, que obteve recentemente a Grande Medalha de Ouro e o Melhor Alvarinho do Ano, atribuídos no Concurso Vinhos de Portugal 2013, é o ex-libris da produtora. Este vinho apresenta-se com uma atraente cor citrina, de aspecto límpido, e com um aroma intenso, de onde sobressaem notas de frutos tropicais. Na boca mostra-se elegante e persistente.

Para Pedro Soares, administrador da Quintas de Melgaço, “estas duas novas referências permitem comprovar a forte versatilidade desta casta, apresentando vinhos com um perfil totalmente distinto. Procuramos, acima de tudo, colocar no mercado vinhos de qualidade superior, dignificando a casta Alvarinho, da qual ambicionamos ser os grandes embaixadores”.

Os vinhos estão já disponível em restaurantes, garrafeiras e, também, no El Corte Inglês Club del Gourmet, por um P.V.P. de 17,50€, para o QM Vinhas Velhas, e 7,59€, no caso do QM Alvarinho 2013.

Com uma produção total de um milhão de garrafas, os vinhos Alvarinho QM e Torre de Menagem Alvarinho Trajadura são das criações mais premiadas das Quintas de Melgaço e, entre si, contabilizam mais de 60 distinções nacionais e internacionais. Ao portefólio da marca acrescentam-se os vinhos Castrus de Melgaço, Alvarinho QM Vindima Tardia, Espumante Alvarinho QM, Terra Antiga e Lagar Antigo. No que respeita ao comércio internacional, actualmente, a empresa exporta para mais de 20 países.

Comentários