Vinhos das adegas e cooperativas portuguesas conquistam Moscovo


A presença das adegas e cooperativas portuguesas na edição 2014 da Prodexpo, que se realizou em Moscovo entre os dias 10 e 14 de fevereiro, foi um sucesso. No XVI concurso de vinhos desta feira internacional, as associadas da Federação das Adegas e Cooperativas de Portugal, Fenadegas, conquistaram 26 medalhas, 12 de ouro e 14 de prata, além de terem concretizado negócios com vários importadores russos.
Caves Vale do Rodo, Adega Cooperativa de Vermelha, Adega Cooperativa de Favaios, Cooperativa Agrícola de Santo Isidro de Pegões, Vercoope-União das Adegas Cooperativas da Região dos Vinhos Verdes foram as adegas cooperativas distinguidas pelos vinhos produzidos.
No entanto, o destaque vai para a Cooperativa Agrícola de Santo Isidro de Pegões que foi a mais premiada, arrecadando sozinha um total de 14 medalhas, seis de ouro e oito de prata, para vários dos seus vinhos.
A concretização de vários negócios foi outra das conquistas realizada pela Fenadegas em Moscovo, numa altura em que este mercado está a ganhar uma importância crescente para a exportação das adegas e cooperativas portuguesas, que pretendem chegar aos cinco por cento dos valores anuais de exportação para a Rússia.
Para o presidente da Fenadegas, Basto Gonçalves, “estas distinções são a prova de que os vinhos de adega e cooperativa são de uma excecional qualidade e que devem ser tidos em linha de conta pelo consumidor na hora de efetuar a compra”.

Comentários