“ESSÊNCIA DO VINHO - MADEIRA” regressa ao Funchal no final deste mês



“A principal experiência do vinho” está de regresso ao Funchal, com mais de um milhar de vinhos de uma centena de produtores, 30% dos quais em estreia absoluta. O “ESSÊNCIA DO VINHO - MADEIRA” realiza-se de 29 de novembro a 1 de dezembro, no Fórum Pestana (Casino da Madeira).

A organização, EV - Essência do Vinho e Diário de Notícias da Madeira, parte otimista para esta segunda edição do evento, tendo por base os mais de 2.500 visitantes da edição inaugural, no ano passado.

“O público madeirense ansiava há muito por um evento de vinhos com dignidade, que reunisse todas as condições de conforto para uma correta apreciação, atraísse os mais importantes nomes do panorama nacional e fomentasse um programa paralelo de ações capaz de transmitir conhecimentos suplementares. A grande recetividade que obtivemos no ano passado demonstrou-o e, por isso, acreditamos que o ‘ESSÊNCIA DO VINHO - MADEIRA’ é não só o mais representativo evento de vinhos realizado na região como reúne todas as condições para afirmar-se como o último grande momento do calendário anual português do setor. Esta segunda edição será ainda mais bem-sucedida”, antecipa Nuno Botelho, diretor da EV - Essência do Vinho.

“A Madeira é um mercado importante para muitos produtores de vinho, tendo várias unidades hoteleiras e restaurantes de prestígio, além de garrafeiras e lojas especializadas. Para lá do consumidor local, os produtores acreditam que uma presença eficaz neste mercado permite alcançar milhares de potenciais consumidores estrangeiros, que viajam para a Madeira, regressam aos países de origem e lá poderão assumir-se como os melhores embaixadores de um determinado rótulo. O facto de termos angariado 30% de novos produtores, face ao ano passado, é uma prova inequívoca e reveladora do interesse que o mercado madeirense suscita e o reconhecimento que o ‘ESSÊNCIA DO VINHO - MADEIRA’ é uma iniciativa que fazia falta à região”, sublinhaRoberto Passos, diretor comercial do Diário de Notícias da Madeira.

Chefe Justa Nobre e sommelier João Pires entre os convidados especiais.

Apostado em marcar a diferença, o “ESSÊNCIA DO VINHO - MADEIRA” vai além da degustação dos vinhos apresentados pelos produtores e ultima um programa completo de workshops, provas comentadas e apresentações de cozinha ao vivo, com a participação de conceituados especialistas.

“Trazemos à Madeira o mais conceituado sommelier português, João Pires, único ‘Master Sommelier’ da Península Ibérica e atual diretor de vinhos do restaurante “Dinner”, em Londres, duas estrelas Michelin, do mediático chefe Heston Blumenthal. Ainda no capítulo dos vinhos contamos a presença do jornalista e crítico dinamarquês Mads Jordansen, autor do conhecido portal ´Winelab.dk’ e muito ciente da realidade dos vinhos portugueses. Repetem a presença Rui Falcão e Manuel Moreira, duas referências da crítica de vinhos no nosso país. Do lado da gastronomia, Justa Nobre quase dispensa apresentações e os chefes António Bóia e Miguel Laffan são valores seguros, que certamente vão enobrecer os produtos locais em criativas sessões de show cooking”, realça Nuno Pires, também diretor da EV - Essência do Vinho.

No dia inaugural, 29 de novembro, sexta-feira, o sommelier e crítico de vinhos Manuel Moreira destaca uma das principais castas tintas portuguesas, a Touriga Nacional (17h30). Pouco depois, às 18h, o jornalista e crítico de vinhos Rui Falcão conduz uma prova sobre os “20 Anos Madeira Malvasia” e, ao cair da noite (19h), a chefe de cozinha Justa Nobre apresenta-se em show cooking, combinando certamente os grandes sabores portugueses com ingredientes frescos da Madeira.

Sábado, dia 30, Manuel Moreira orienta o primeiro de dois workshops sobre oferta e serviço de vinho a copo, dirigido a profissionais da hotelaria e restauração. É uma formação de nível 1, com início pelas 10h. No dia seguinte, igualmente às 10h, segue-se nova sessão, de nível 2. Estas formações explicam como aplicar um programa de vinho a copo e com isso rentabilizar o negócio. Promovidas pela ViniPortugal, são gratuitas mas de inscrição obrigatória.

Ainda no sábado, Rui Falcão orienta a prova comentada “Grandes vinhos de Portugal” (16h), e pelas 18h tem início uma tertúlia com quatro especialistas que já provaram milhares de vinhos em todo o mundo: além de Rui Falcão e Manuel Moreira, também João Pires e o dinamarquês Mads Jordansen. O dia culmina com nova sessão de show cooking, pelo chefe António Bóia.

Domingo, a tarde inicia-se com uma prova de espumantes da Bacalhôa Vinhos de Portugal (16h), liderada por Madalena Biancard, area manager da empresa. O sommelier Manuel Moreira descodifica “Vinho da Madeira para iniciados” (17h) e o chefe Miguel Laffanapresenta-se na derradeira sessão de cozinha ao vivo (19h).

O programa detalhado do evento encontra-se disponível em www.essenciadovinhomadeira.com . Também online podem adquirir-se, até dia 26, os bilhetes: entrada de 1 dia, 10€/pessoa; entrada de 3 dias, 25€/pessoa. Cada entrada dá direito a 1 copo de prova, 1 saco e 1 garrafa de vinho (limitada ao stock existente).

O “ESSÊNCIA DO VINHO - MADEIRA” estará aberto público dias 29 e 30 de novembro, das 15h às 22h, e dia 1 de dezembro, das 14h às 20h.

Comentários