A Vindima - “Portugal Sou Eu” lança evento de valorização da produção nacional


No âmbito da iniciativa do Governo “Portugal Sou Eu”, a Associação Empresarial de Portugal (AEP) lança “A Vindima”, um evento de valorização da oferta nacional, que promove, em simultâneo, uma das mais emblemáticas tradições culturais dos portugueses.
A iniciativa foi apresentada ontem, no Centro de Congressos da Exponor, em Leça da Palmeira, na presença do Secretário de Estado do Empreendedorismo, Competitividade e Inovação, Dr. Franquelim Alves, e do Presidente da AEP, Eng. José António Barros.
“A Vindima” é uma enorme lagarada, que vai acontecer no dia 20 de Setembro de 2013 no Campo dos Mártires da Pátria, no Porto, com o propósito de sensibilizar a opinião pública para a importância dos produtos portugueses, e particularmente do vinho, no crescimento económico do país.
No coração da cidade invicta, onde o vinho é internacionalmente reconhecido como um produto de excelência, recupera-se a tradição da vindima para mostrar aos portugueses e ao mundo o que Portugal tem de melhor.
Residentes e visitantes vão ser convidados a pisar as uvas de um grande lagar com 60 metros quadrados, montado estrategicamente no centro da cidade, até que as uvas fiquem reduzidas a mosto.
A piza da uva vai decorrer durante a noite, como manda a tradição, e é acompanhada de apontamentos musicais e provas de vinho.O lagar funcionará em ambiente animado, como uma enorme pista de dança por onde deverão passar cerca de 1000 pessoas.
Pretende-se, desta forma, lançar um acontecimento distintivo, de perfil fortemente mediático, focado em mensagens chave de valorização da oferta nacional que, num futuro próximo, possa também ser um evento potenciador do turismo, semelhante a outros que já se tornaram referências turísticas internacionais.
“A Vindima” é, no fundo, a transposição para o universo português de um formato de eventos, já testado internacionalmente, apoiado em elementos tradicionais e distintivos de determinadas cidades ou regiões, que são elevados ao patamar de produto turístico, com forte impacto nos media e na opinião pública. Eventos como La Tomatina, em Buñol, Espanha, que acontece anualmente na praça central de um município cuja produção de tomate é o elemento estruturante da economia local, e que junta uma multidão para uma guerra com tomates, ou a  Batalha das Laranjas, em Ivrea, Itália, uma região de grande produção de citrinos, em que o Carnaval é tradicionalmente comemorado com uma batalha de laranjas, ou ainda a Oktober Fest, em Munique, na Alemanha, um festival realizado em redor da bebida tradicional daquela região - a cerveja – que mobiliza anualmente centenas de milhar de visitantes de todo o mundo.
A campanha de divulgação de “A Vindima”, que agora se inicia, assenta em passatempos online, ações de marketing direto e publicidade na imprensa. O Chef Hélio Loureiro, o bi-campeão mundial do PWRC Armindo Araújo e a estilista Katty Xiomara são, até à data, os padrinhos e madrinha do evento, protagonizando algumas das iniciativas de comunicação mais mediáticas.
Informações adicionais nos sites  www.avindima.com  e nas páginas do facebook “A Vindima” e “Portugal Sou Eu”.

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...