Essência do Vinho - Rio de Janeiro (Edição de Estreia)



Nos últimos 10 anos, o ESSÊNCIA DO VINHO - PORTO afirmou-se como “a principal experiência do vinho em Portugal”. E ainda recentemente, em fevereiro, registou um novo recorde de visitantes, de cerca de 23.000 pessoas, profissionais e consumidores, jornalistas e líderes de opinião, não apenas de Portugal como de outros países. Dez anos volvidos, o evento internacionaliza-se, no Centro de Convenções Sul América (Cidade Nova - Centro), no Rio de Janeiro, nos próximos dias 2 e 3 de maio.

Nesta edição de estreia, o ESSÊNCIA DO VINHO - RIO DE JANEIRO apresenta, em prova livre, centenas de vinhos, maioritariamente de Portugal, Argentina, Chile, Uruguai, Espanha, França, Itália, Alemanha, África do Sul, Austrália, Nova Zelândia e do próprio Brasil. Em alguns casos, os produtores estarão presentes e noutros estarão representados pelas mais conhecidas importadoras brasileiras de vinho que atuam, muito em particular, no Rio.

Seguindo o mesmo conceito das edições portuguesas (do Porto e do Funchal), o ESSÊNCIA DO VINHO - RIO DE JANEIRO não é apenas dirigido a profissionais da hotelaria, restauração e outros agentes económicos relacionados com o setor do vinho, mas também a enófilos, consumidores e potenciais consumidores. Na atualidade, o consumo de vinho médio anual per capita no Brasil é de 2 litros (contra os cerca de 47 lt. em Portugal), mas tem apresentado claros sinais de crescimento e expansão. O vinho, em particular o europeu, desperta hoje grande curiosidade junto de uma faixa cada vez mais importante de consumidores brasileiros, sendo aquele país um dos principais destinos da exportação de vinhos portugueses.

Comentários