China - um mercado apetecível para os vinhos



O mercado chinês tornou-se apetecível para o sector dos vinhos. Um crescimento acentuado e dinâmico, explica a forte atractividade deste país, para os vinhos portugueses, e não só. Este mercado privilegia os vinhos franceses, os quais gozam de excelente reputação, mas também se caracteriza por ser orientado pelo preço, de forma muito linear, ou seja, quanto mais caro for melhor é a sua qualidade. Estima-se que o crescimento para vinhos tintos e brancos, seja efectivamente alto nos próximos anos, se bem que neste momento ainda são os vinhos tintos os mais apreciados.

O vinho na China é reconhecido como um produto de luxo, o que significa que a atenção dada à marca é fulcral para o sucesso da mesma. O investimento em marketing é um dos aspectos importantes para uma boa implantação da marca no mercado, de forma a torná-la conhecida e respeitada. Apostar na educação e na divulgação da marca de vinho, através de especialistas reconhecidos é também um esforço que se recomenda. Uma presença cuidada na internet, com informação relevante é vital, uma vez que uma das características do consumidor chinês, é o acesso permanente à web, para pesquisa de dados sobre vinhos ou outro produto. O chamado "storytelling" é também uma "arma" poderosa de marketing, dado o interesse dos chineses em histórias à volta do vinho, sobre a cultura do vinho, e as suas origens. 

Comunicar o vinho, posicioná-lo através de acções de RP e Marketing, bem como Publicidade em revistas locais não deve ser descurado, uma vez que uma marca reconhecida terá muito mais facilidade em ser introduzida neste mercado, do que uma desconhecida. Tentar chegar aos opinion leaders (estima-se que na China 10% da população consiga influenciar os restantes 90%), dar visibilidade à marca através dos meios de comunicação social, apostar na questão da Sáude relacionada com o Vinho (dão muita importância a este aspecto), e também no e-commerce, um canal de vendas em crescimento, são alguns dos factores muito importantes no mercado de vinhos chinês.

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...