ESSÊNCIA DO VINHO - MADEIRA estreia-se com um milhar de vinhos em prova



O mais representativo dos eventos de vinho alguma vez realizado na Madeira inicia-se já na próxima sexta-feira, dia 30, no Centro de Congressos do Funchal. O ESSÊNCIA DO VINHO - MADEIRA conta a representação recorde de cerca de uma centena de produtores, nacionais e estrangeiros, num total que ascende a um milhar de vinhos em prova.

O programa do evento, que se estende até domingo, 2 de dezembro, contempla também a realização de um conjunto deprovas temáticas de vinhos, workshops para profissionais da hotelaria e restauração, harmonizações enogastronómicas e sessões de show cooking.

Entre os destaques do programa, sublinhe-se a realização de uma prova de Vinhos Madeira do século XIX, de umaprova com 12 vinhos emblemáticos de diferentes partes do mundo, provas comentadas de grandes vinhos do Alentejo, dos vinhos durienses de Domingos Alves de Sousa, da Quinta dos Carvalhais (Dão) e do portefólio daBacalhôa Vinhos de Portugal (Setúbal). Conceituados chefes de cozinha vão harmonizar criações gastronómicas com vinhos e protagonizar show cooking, havendo também lugar à realização de workshops para profissionais sobre a implementação de um programa de vinho a copo em restaurantes, bares e wine bars e a melhoria do serviço de vinhos nesses espaços.

Entre os especialistas convidados realce, do lado do vinho, para as presenças de Rui Falcão (crítico de vinhos da revista WINE-A Essência do Vinho), Manuel Moreira (sommelier e crítico de vinhos da WINE-A Essência do Vinho), Raul Riba d’Ave (wine expert), Domingos Alves de Sousa (produtor), Diogo Albino (produtor Quinta do Frade), Gabriela Santos(Niepoort), Rui Madeira (VDS), entre outros. Pela gastronomia, o ESSÊNCIA DO VINHO - MADEIRA contará com os conhecidos chefes de cozinha ChakallLjubomir StanisicVitor MatosBenoît ShintonCarlos Magno e Octávio Freitas

Comentários