Comitiva estrangeira visita Portugal para potenciar exportação e internacionalização do vinho português



Durante esta semana, Portugal receberá uma comitiva internacional de profissionais do sector vitivinícola, que estará em visita às regiões do Douro, Vinho Verde e Alentejo, passando por algumas das principais produtoras de vinho nacionais. A iniciativa promovida por André Ribeirinho, mentor da primeira rede social para vinhos, Adegga.com, pretende servir de plataforma de incentivo à exportação do vinho português, dando a conhecer a qualidade do nosso vinho aos principais agentes do sector vitivinícola internacional.

Foi pela consciência do peso significante da exportação de vinho na economia nacional – 1,6% do valor total das exportações –, que levou André Ribeirinho a organizar a Adegga Wine Market Week for the #winelover, apostando na valorização e promoção dos vinhos portugueses junto dos principais influenciadores e decisores do mercado internacional, estimulando relações mais próximas com os produtores nacionais.

Entre os profissionais, pertencentes ao grupo #Winelover’s, estarão presentes Luiz Alberto (EUA) wine blooger e importador, Simon Woolf (Reino Unido) wine writer, Fabien Lainé (Noruega) sommelier, Marc Roisin (Bélgica) wine blogger, e Noel Push (Alemanha) wine blogger e importador. “Tenho tido muito contacto com o vinho português, e sem dúvida que este é um mercado promissor, vindo-se a afirmar como um país vitivinícola de referência” refere Luiz Alberto importador nos EUA, o sexto maior mercado para as exportações de vinho português.

De acordo com a ViniPortugal, as previsões para os próximos três anos são muito positivas para o sector e apontam para um aumento das exportações de 40% em valor, o que representa 15% ao ano. “O factor de sucesso das empresas que pretendem exportar será um mapeamento de potenciais parceiros, identificados através deste tipo de iniciativas que possibilitam uma interacção directa entre os principais intervenientes do processo” refere André Ribeirinho.

Comentários