Bo Derek é a convidada de honra do Douro Film Harvest 2012



A atriz Bo Derek será a convidada de honra da quarta edição do Douro Film Harvest (DFH), evento organizado pela Expanding World que decorre de 26 a 29 de Setembro em diversos locais do Douro e da cidade do Porto. Lançada para o estrelato graças ao sucesso de «10, uma Mulher de Sonho», hit de bilheteira da década de 1980, Bo Derek é um ícone da cultura pop norte-americana, tendo-se tornado o símbolo da beleza perfeita.

A programação do evento foi apresentada esta terça-feira, no Museu do Pão e do Vinho de Favaios, por Manuel Vaz, presidente do Festival, e Eduardo Filipe A.K.A. Sama, curador artístico. Outro destaque do DFH 2012 é a sua ligação ao Brasil, uma vez que se apresenta como o evento oficial do Ano Brasil em Portugal. É neste âmbito que será celebrado o centenário de Jorge Amado, dando assim continuidade às homenagens realizadas, a cineastas e autores reconhecidos e intemporais. A homenagem ao autor de «Gabriela, Cravo e Canela» e de «Tieta do Agreste» será marcada pela exibição dos filmes «Jorge Amado», de João Moreira Salles, e «Quincas Berro d’Água», de Sérgio Machado.

A edição 2012 será marcada por uma maior aposta na temática dos vinhos e da gastronomia, que se traduz na abertura de duas novas secções em competição: a secção «Wine Films» e a «Food Films». Aliás, outro dos momentos altos do DFH 2012 terá a ver com esta temática, graças à estreia, em Portugal, de «El Bulli: Cooking in Progress».

Ao longo de quatro dias, o Douro Film Harvest aliará o cinema a paisagens únicas e ao melhor do vinho e da gastronomia da região Património Mundial. Com a cidade do Porto a acolher diversos momentos da programação oficial, o DFH passará também em locais como o Museu do Pão e do Vinho em Favaios, Museu do Douro, Rivoli teatro municipal, Hard Club e Casa da Música.

O evento conta com o Turismo do Douro, a Câmara Municipal do Porto / Porto Lazer, a Câmara Municipal de Alijó, a Embaixada do Brasil – Ano Brasil em Portugal, o Museu do Douro e o Museu do Pão e do Vinho como parceiros institucionais. Os patrocinadores oficiais do DFH 2012 são o Continente, a Adega Cooperativa de Favaios, a Silampos e a Repsol.

O Douro Film Harvest realiza-se pelo quarto ano consecutivo, desde 2009, e constitui já um nicho único no panorama internacional de cinema, procurando aliar a melhor seleção de filmes às melhores colheitas de vinhos produzidos na mais antiga região demarcada do mundo. Pelo evento já passaram, nas edições anteriores, nomes como Sophia Loren, Andie MacDowell, Milos Forman, Kyle Eastwood, entre outros.

Comentários