Essência do Vinho promove vinho português em 12 cidades brasileiras



A partir do próximo dia 30 de julho e até 6 de setembro, a Essência do Vinho Brasil vai percorrer as principais cidades brasileiras a promover o vinho português. Trata-se de uma iniciativa organizada pelaViniPortugal que selecionou a empresa especializada na produção de eventos e comunicação enogastrómica para conduzir um plano de formação no Brasil, dirigido a profissionais do setor e a jornalistas daquele país.

Em termos práticos, a Essência do Vinho Brasil vai dirigir 24 sessões de formação sobre os Vinhos de Portugal, para profissionais das áreas “on trade” (restaurantes, bares, hotéis) e “off trade” (supermercados e lojas). A primeira sessão está agendada para o próximo dia 30, no Rio de Janeiro, seguindo-se Niterói, São Paulo, Ribeirão Preto, Campinas, Curitiba, Florianópolis, Londrina, Brasília, Belo Horizonte, Salvador e Fortaleza. As sessões serão dirigidas por Nuno Pires, diretor da Essência do Vinho Brasil, e Rui Falcão, crítico de vinhos e colaborador da revista WINE-A Essência do Vinho.

Os dois especialistas vão também orientar seis jantares de harmonização com vinhos portugueses, em conceituados restaurantes de Ribeirão Preto, Curitiba, Florianópolis, Brasília, Belo Horizonte e Salvador. Muito focados em jornalistas e líderes de opinião, o objetivo principal destes jantares é o de comprovar a versatilidade de acompanhamento gastronómico que a generalidade dos vinhos portugueses possui.

Para a Essência do Vinho Brasil é obviamente uma honra ter sido selecionada pela ViniPortugal para desenvolver este importante plano de formação, num mercado absolutamente estratégico para a exportação dos vinhos portugueses. É uma maratona que constitui um enorme desafio para nós, sobretudo porque estaremos a representar todo um país e um setor particularmente profícuo, como é o do vinho. Estamos, assim, cientes da responsabilidade que temos, mas a experiência e conhecimento que possuímos no mercado brasileiro são uma importante mais-valia que tentaremos potenciar em cada uma destas ações”, refere Nuno Pires, diretor da Essência do Vinho Brasil.

Portugal exportou mais de oito milhões de litros para o Brasil em 2011, o que faz daquele país o quarto principal destino das exportações de vinhos português, em valor, num ranking liderado por Angola, seguindo-se o Reino Unido e a França.                                              

Cerca de 6,6% do total de valor de vinho português exportado teve como destino o Brasil.      

Portugal surge igualmente na quarta posição entre os vinhos importados pelo Brasil, atrás dos vizinhos Chile e Argentina e de Itália.

Se atendermos ao facto de o consumo ´per capita´ de vinho no Brasil ser de apenas 2 litros, contra os quase 48 litros em Portugal, facilmente concluímos que existe uma margem de crescimento enorme no consumo de vinho, tanto mais que a economia brasileira continua a registar índices de crescimento e de consumo generalizado muito substantivos. Foi também por isso que no início deste ano a EV-Essência do Vinho criou a empresa Essência do Vinho Brasil, totalmente vocacionada para operar naquele mercado e preparando-se já, por exemplo, para organizar a segunda edição da ‘Brasil International Wine Fair’, feira profissional de vinhos, no Rio de Janeiro, em março de 2013”, sublinha Nuno Botelho, também diretor da Essência do Vinho Brasil.

Comentários