‘Três Bagos’: Lavradores de Feitoria lança nova colheita do seu primeiro vinho



Depois dos brancos ‘Lavradores de Feitoria Douro 2011’ e ‘Meruge 2010’ é agora a vez da Lavradores de Feitoria desvendar o perfil e lançar a colheita de 2008 do seu ‘Três Bagos’ tinto, a primeira referência lançada por este projecto, que se mantém único no Douro e que reúne 15 produtores, proprietários de 18 quintas distribuídas pelos melhores terroirs do Baixo Corgo, Cima Corgo e Douro Superior.

Com uma medalha de prata ganha no Concurso Nacional de Vinhos Engarrafados de 2001, o ‘Três Bagos tinto 2008’ é um vinho de lote – com uvas provenientes de quintas associadas da Lavradores de Feitoria situadas nas três sub-regiões durienses – equilibrado, elegante e com potencial gastronómico, criado a partir de Tinta Roriz, Touriga Nacional e Touriga Franca. Pretende conciliar a tipicidade da região demarcada do Douro com um toque de elegância para que possa ser apreciado pelo mundo. Também no prato é um vinho versátil: pode acompanhar pratos de carne branca, carne vermelha, caça de pena e alguns pratos de caça de pêlo.

A vinificação ocorreu em cubas inox, com remontagem automática e controle de temperatura, e em lagares. Após suave esmagamento e desengace total, a fermentação decorreu com homogeneizações ligeiras e macerações prolongadas, conseguindo-se desta forma uma extracção fenólica e aromática desejada. Apenas uma parte do lote estagiou em barricas de carvalho francês, pretendendo-se desta forma preservar o carácter frutado dos vinhos do Douro. O vinho foi submetido a uma colagem e filtração antes do engarrafamento.

Com uma cor vermelha viva e bastante jovem, o ‘Três Bagos tinto 2008’ apresenta um aroma elegante e complexo, com a madeira discreta e bem casada com o vinho, predominando no entanto o carácter de fruta vermelha bem madura como ameixa e cereja. Na boca, é frutado, apresenta taninos macios e aveludados e tem um final fino e bastante saboroso.

PVP recomendado: € 6,50

Comentários

Anónimo disse…
Excelente vinho
obtive na www.winehouseportugal.com
a excelente preço