Revista Wine elege os melhores de 2011



A revista WINE – A Essência do Vinho, publicação mensal especializada em vinho, gastronomia e enoturismo, premiou 11 casos de sucesso em Portugal, elegendo-os como os “Melhores do Ano” 2011, nas diferentes categorias.

Na edição que esta quarta-feira chega às bancas, a WINE elege o Barbeito Lote 10292 Malvasia 20 Anos, da Madeira, como “Vinho do Ano”, realçando tratar-se de “um grande vinho”, de um “produtor revolucionário nas práticas e na mentalidade”. Ainda para a Madeira seguem outras duas distinções, a do “Restaurante Com Melhor Serviço de Vinhos” e “Restaurante do Ano – A Copo” (este último prémio em parceria com a ViniPortugal), ambas atribuídas ao surpreendente Beef & Wines, no Funchal.

Continuando pelo capítulo gastronómico, Vitor Sobral é eleito “Personalidade do Ano na Gastronomia”, o Villa Joya, no Algarve, arrecada o prémio de “Restaurante Gastronómico do Ano” e o austríaco Hans Neuner, do restaurante The Ocean, do algarvio Vila Vita Parc, também com duas estrelas Michelin, é considerado “Chefe de Cozinha do Ano”.

Do lado do vinho, realce ainda para a eleição de João Nicolau de Almeida, enólogo e administrador da Ramos Pinto, como “Personalidade do Ano no Vinho”, o Esporão (atualmente a produzir no Alentejo e no Douro) como “Produtor do Ano”, a Quinta de Sant’Ana (em Mafra, denominação Lisboa) como “Produtor Revelação do Ano”,Jorge Serôdio Borges (que assina vinhos como o Pintas, Guru e Quinta da Manoella, no Douro) como “Enólogo do Ano” e, por fim, Eduardo Neto (do restaurante Pedro Lemos, no Porto) é eleito “Sommelier do Ano”.

Os prémios aos “Melhores do Ano” da revista WINE serão entregues no próximo dia 16 de fevereiro, em cerimónia integrada na programação oficial do evento “Essência do Vinho – Porto”, que se inicia nessa mesma data e se prolonga até dia 19.

A revista WINE é um projeto editorial da EV-Essência do Vinho, sendo mensalmente publicada em Portugal e no Brasil. Na edição que destaca os “Melhores do Ano”, a WINE propõe ainda uma viagem à marca dos champanhes mais caros do mundo, a Boërl & Kroff, elege os 10 vinhos estrangeiros mais surpreendentes do último ano, entrevista o presidente da ViniPortugal, visita a alentejana Adega Mayor, apresenta a história e as receitas de dois ícones brasileiros (a feijoada e a caipirinha), avalia mais de 110 vinhos portugueses, sugere livros e destinos gourmet e revela ainda os bastidores de um dos mais tradicionais pães-de-ló do país.

Comentários