Aderentes da Rota dos Vinhos Verdes vão ter formação em inglês




Os aderentes da Rota dos Vinhos Verdes vão aprender inglês técnico sobre enoturismo e Vinho Verde, com a realização de um conjunto de ações de formação promovido pela Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV), de 10 de fevereiro a 20 de março, no Porto e nos Arcos de Valdevez. O objetivo da iniciativa que pela primeira vez se realiza na Região Demarcada dos Vinhos Verdes é qualificar os produtores para receberem turistas estrangeiros e apoiá-los no processo de venda para os mercados externos, destino de 34 por cento da produção de Vinho Verde em 2011. As inscrições já estão esgotadas.

O programa de formação destinado aos agentes económicos está dividido em quatro workshops formativos, o primeiro dos quais subordinado à produção de Vinho Verde, como o solo e o clima, as vinhas, as castas, os tipos de condução da vinha e as adegas. Já a segunda ação de inglês técnico vai permitir aos produtores aprender vocabulário sobre a comercialização do Vinho Verde, nomeadamente termos relacionados com a compra e a venda, o consumo de vinho, a exportação e a promoção do vinho.

Uma vez que a iniciativa da CVRVV visa qualificar os produtores para o enoturismo, também os temas ligados ao vinho e ao turismo vão fazer parte do programa formativo, que incluirá um workshop sobre a história do Vinho Verde, o vinho e a Cultura e a Rota dos Vinhos Verdes. Por fim, os conhecimentos de inglês técnico vão ainda envolver a degustação do Vinho Verde, focando aspetos como o vinho e os sentidos, aromas do Vinho Verde, sabores e sensações e descrição dos vinhos.

A formação em inglês inicia-se, no Porto, dia 10 de fevereiro e termina, dia 30 de março, nos Arcos de Valdevez, na Estação Vitivinícola Amândio Galhano (EVAG), onde cada participante vai desempenhar o papel de guia para o grupo de produtores inscritos. Para além da formação presencial, num total de 25 horas, os agentes económicos terão ainda apoio na tradução de rótulos de vinhos, fichas técnicas ou desdobráveis promocionais, assim como na organização de uma visita enoturística numa quinta ou adega.

Comentários

Mensagens populares