Jornalistas e Importadores russos visitam região do Dão



De 5 a 9 de dezembro, uma comitiva de jornalistas e importadores russos visitará a Região Demarcada do Dão, estabelecendo contacto direto com mais de uma dezena de produtores. É a primeira vez que a Comissão Vitivinícola Regional (CVR) do Dão convida imprensa e operadores económicos da Rússia, uma iniciativa agora justificada pelo interesse crescente que o mercado russo vai assumindo no contexto internacional das importações de vinho.

Ao longo de cinco dias, os russos conhecerão e provarão vinhos da Adega Cooperativa de Mangualde, Caves Aliança, Casa de Mouraz, Dão Sul/Global Wines, Munda, Quinta da Fata, Quinta de Lemos, Quinta dos Roques, Quinta da Nespereira, Caves Arcos do Rei, Quinta do Perdigão e UDACA.

As ações de promoção da CVR Dão em mercados externos têm levado os vinhos do Dão até aos destinos referenciados como alvos preferenciais de exportação – Angola e Brasil são alguns desses exemplos -, mas têm igualmente trazido à região jornalistas e operadores económicos de países como Estados Unidos, Canadá e, agora, Rússia. Mais do que a prova de um vinho do Dão é muitas vezes fundamental darmos a conhecer o contexto de origem, o ‘terroir’, as castas e outras caraterísticas diferenciadoras dos nossos vinhos. E isso só é efetivamente possível trazendo ao Dão vários especialistas de diferentes proveniências”, considera o Presidente da CVR Dão, Arlindo Cunha.

A visita de jornalistas e importadores russos culminará no dia 9 de dezembro, no Casino da Figueira da Foz, onde decorrerá a “Gala dos Vinhos do Dão”, que inclui a entrega de prémios aos vencedores dos concurso “Os Melhores Vinhos do Dão no Produtor e “A Melhor Vinha do Dão”.

Comentários