Gastronomia com Vinho do Porto 2011




O maior e mais antigo concurso de gastronomia do país volta à estrada! O desafio para o casamento perfeito entre os Vinhos do Douro e Porto foi lançado e 100 restaurantes de Portugal continental vão submeter-se ao escrutínio de um júri profissional e rigoroso que eleva, de edição para edição, o grau de exigência. Nesta edição, os chefes Helmut Ziebell, Hélio Loureiro, Miguel Castro e Silva, Nuno Diniz, Paulo Morais, Orlando Esteves e José Cordeiro e os especialistas de vinhos Mário Louro, Carla Rosa, Maria João de Almeida, Fernando Melo, Vicente Themudo de Castro e Manuel Gonçalves da Silva vão juntar-se para encontrarem a melhor harmonização de sabores. Um elenco dos melhores profissionais da área que tem a seu cargo, percorrer todos os recantos de Portugal e avaliar as 100 ementas criteriosamente preparadas pelos participantes. A partir do dia 17 de Outubro, o grupo sai para a estrada para quatro semanas de provas por todo o país, com início no Sul e encerramento a Norte.

O concurso, que conta já com mais de uma década de história, é organizado a cada dois anos pelo Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP), entidade responsável pela certificação da denominação de origem "Vinho do Porto", em parceria com a revista INTER Magazine. No final, será também produzido um guia dos restaurantes participantes que, entre outros conteúdos, compreenderá uma página por cada restaurante, contendo todas as informações que possam ser úteis aos visitantes. A fasquia tem aumentado de edição para edição. "O número de inscritos tem sido restringido aos 100 participantes para que se consiga manter o alto nível de exigência do concurso e do seu júri", adianta o vice-presidente do IVDP, Paulo Osório. "É, realmente, com muito orgulho que começamos a ver os resultados desta iniciativa que leva mais de 10 anos de organização: os espaços estão cientes da necessidade de se adaptarem a novas formas de consumo e a novos públicos. Os vinhos do Douro e do Porto têm um lugar destacado nas preferências dos portugueses e queremos mostrar que se pode ser arrojado sem perder a essência e promover ações sem envolver os profissionais que todos os dias lidam com públicos cada vez mais informados não faria qualquer sentido", acrescenta.

A relevância desta competição é ressalvada também pelos jurados. Para Mário Louro, o concurso "tem permitido que os restaurantes se esmerem na apresentação dos pratos e na sua harmonização com os vinhos, à temperatura certa" e a iniciativa "tem contribuído, certamente, para a grande evolução que a restauração tem tido nos últimos anos em Portugal". Opinião partilhada por Maria João de Almeida, "este concurso veio, sem dúvida, contribuir para que muitos restaurantes se arrisquem, promovendo assim aos seus clientes novas experiências".

Hélio Loureiro, um dos mentores do projeto, considera que "este concurso de gastronomia e vinho do Porto marca uma nova evolução no entendimento entre os vinhos e tem vindo a ser solidificado e entendido pela sua importância dentro do mundo da gastronomia e hoje é um marco de distinção de uma região que sempre quis colocar os seus vinhos num casamento perfeito com a arte culinária." O mesmo parecer tem José Cordeiro, que ao longo dos anos tem assistido "a uma evolução fantástica na prestação dos restaurantes, não só na qualidade das confeções, mas também no cuidado com a harmonização e temperatura dos vinhos."

Proporcionar a combinação perfeita entre os Vinhos do Douro e Porto e a gastronomia portuguesa. Continua a ser o principal desafio. Os restaurantes participantes têm como missão explorar os sabores do nosso património gastronómico e aproveitar todas as suas potencialidades, tornando cada refeição inesquecível e memorável ao paladar. Na ementa do concurso, a Entrada e o Prato Principal devem ser acompanhados por Vinho do Douro ou Porto, enquanto que a Sobremesa deve ser degustada com Vinho do Porto.

A cerimónia de entrega de prémios está prevista para o dia 26 de Novembro, no Convento do Beato, e fará parte do programa oficial do “Porto & Douro Wine Show”, outra iniciativa do IVDP.

Comentários

Mensagens populares