FENADEGAS promove consumo moderado no "Wine and Food Madeira"




O consumo moderado de vinho protege e melhora o nosso organismo. É essa a mensagem que a Federação Nacional de Adegas Cooperativas (FENADEGAS) quer fazer chegar aos participantes da 4ª edição do "Wine and Food Madeira", que decorre entre 14 e 16 de outubro, no Funchal. No âmbito da iniciativa "Vinho com Moderação", a FENADEGAS pretende realçar os benefícios que o vinho comporta para a nossa saúde, salientando que o seu consumo exagerado pode mesmo conduzir à morte.

Sensibilizar os participantes do "Wine and Food Madeira" para a importância da moderação no consumo de bebidas alcoólicas. Este é o mote da campanha internacional "Vinho com Moderação", à qual a FENADEGAS se associou em 2009. A iniciativa pretende alertar para os problemas inerentes ao consumo excessivo de bebidas alcoólicas, sublinhando que apenas a sua ingestão moderada traz benefícios para a saúde.

Estudos científicos comprovam que o álcool tem um efeito geral anti-inflamatório que afeta os vasos sanguíneos de forma positiva, retardando, assim, o aparecimento de arteriosclerose, principal causa de morte a nível mundial. Desta forma, o consumo moderado de álcool na idade adulta é sinónimo de um estilo de vida mais saudável, permitindo conquistar mais anos de vida com qualidade.

Durante o "Wine and Food Madeira", a FENADEGAS vai contar com uma banca promocional onde vão ser distribuídos folhetos informativos contendo um breve resumo dos benefícios associados ao consumo regrado de álcool e aos seus efeitos na saúde dos consumidores. A Fenadegas, no dia 14 de outubro, vai ainda participar numa palestra dedicada ao Vinho e Saúde onde vai abordar as várias questões relacionadas com o vinho em moderação. Também neste painel vai ser possível ouvir uma profissional de Vinoterapia (vinho na cosmética e bem estar), Elena Santos e, ainda, o médico nefrologista Cândido Ferreira.

O evento "Wine and Food Madeira" decorre de 14 a 16 de Outubro e é a maior concentração anual de vinhos e gastronomia da região. Durante três dias, os profissionais ligados à produção de vinho e gastronomia convivem, trocando ideias e experiências. Uma vez que o turismo é a principal atividade económica da Madeira, o certame consegue cativar muitos estrangeiros que estão de visita ao arquipélago, constituindo um ótimo veículo de divulgação dos nossos vinhos além fronteiras.
A FENADEGAS foi criada em 22 de Junho de 1981 por um conjunto de 24 adegas cooperativas de todo o país com o objetivo de se constituir como uma força representativa dos associados. Atualmente a FENADEGAS conta com 56 Cooperativas associadas diretamente e ainda com três Uniões.

Comentários