Adega da Cartuxa lança novas colheitas


A Adega da Cartuxa acaba de lançar os novos vinhos da linha EA e Foral de Évora. Os novos vinhos já disponíveis são o Foral de Évora branco 2009, Foral de Évora tinto 2007, EA colheita seleccionada tinto 2009 e EA tinto 2009.

Como sempre fizemos neste blog, mais do que "olhar" para a qualidade intrínseca dos vinhos, interessa sobretudo olhar para a estratégia de branding, nomeadamente no que toca à imagem destes vinhos. Enquanto o segmento Foral de Évora, pretende evocar uma vertente histórica, os vinhos EA pretendem afirmar-se numa faixa de vinhos de gama média, de consumo fácil e diário.

Interessa-me sobretudo debruçar-me sobre a imagem da gama de vinhos EA. Se para muitos a imagem de carácter simplista seria facilmente criticável, penso que a sua vantagem é mesmo essa. A imagem simples, directa e sem pretenciosismos, atinge precisamente os seus objectivos. A facilidade de identificação num qualquer linear de supermercado ou garrafeira, é uma mais valia da marca EA, atendendo também à notoriedade que já conquistou no mercado. O conjunto assenta num conceito honesto, que posiciona a marca onde esta quer estar, no segmento de vinhos de grande consumo, que se podem adquirir com toda a confiança, e que levarão o consumidor a repetir com certeza a compra.

Além do mais e apesar da imagem simplista, gostaria de assinalar a feliz escolha no que toca às cores dos rótulos. Um bordeaux "apetecível" para ilustrar o rótulo do EA colheita seleccionada e um azul "macio" e "leve" a ilustrar o EA normal.

Passarei agora ao 2º passo, a degustação, mas essa análise ficará apenas no domínio do prazer...

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...