Criar uma marca de vinho de sucesso


Ao criarmos uma nova marca de vinho, as expectativas iniciais tendem a ser inevitavelmente altas, dado o empenho que colocamos no processo de desenvolvimento da mesma. Ao sermos confrontados com a realidade do mercado, bastante exigente e competitivo, é comum dar-se um choque que nos coloca novamente no "mundo real". Por mais que o nosso vinho possa ser magnífico, elaborado através do melhor processo, e nas melhores condições, estes factores, por si só, não são garantia de sucesso, no que toca ao comportamento da marca do mercado. O Plano de Marketing para a nova marca torna-se assim um instrumento fundamental para a devida estratégia a implementar.

Um dos factores mais importantes ao nível do marketing, na construção da marca situa-se na elaboração do Posicionamento. Uma mensagem forte, bem delineada e com fundamento, garante uma diferenciação que ajudará o consumidor a recordar e a posicionar a nova marca. Outro dos elementos centrais do plano de marketing, deverá ser a estratégia de marketing a adoptar a longo prazo. A estratégia de marketing será fundamental para orientar os produtores a criarem os rótulos e a embalagem do novo vinho, bem como o material promocional, a presença na internet e todas as acções comunicacionais a adoptar, bem como decidir quais os melhores canais de distribuição para a marca.

Após assegurarmos que a marca detém uma personalidade bem construída, com argumentos fortes para encarar o mercado, em que todos os aspectos de comunicação se encontram em conformidade com a qualidade e imagem do produto, com coerência, necessitamos de construir uma história à volta da marca, que acrescente valor à mesma. Princípios como clareza, diversão, verdade e consistência são fundamentais para que a Brand Story tenha a devida repercussão, quer nos consumidores, que nos media.

Uma das regras fundamentais para o futuro da sua marca de vinho, será ser fiel aos objectivos da marca e às suas ambições, adaptando constantemente os elementos de marketing, à vida do produto, sem nunca defraudar as expectativas dos clientes. O Marketing de Vinhos exige visão, capacidade para antever mudanças e flexibilidade para efectuar as alterações necessárias.

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...