Word-of-mouth no contexto dos vinhos


O conceito Word-of-mouth, basicamente uma forma de comunicação, que pode funcionar como uma ferramenta de marketing, baseada no "passa-a-palavra", é um meio de grande funcionalidade e eficácia, no processo de construção, ou consolidação de uma marca de vinho no mercado. O vinho, como tema que comporta em si uma carga emotiva elevada, e até algum misticismo, beneficia desta forma de comunicação, que consiste em passar informação de pessoa para pessoa, de uma forma bastante individualista, e até intimista, uma vez que exige o contacto próximo entre os indivíduos. O Word-of-mouth substitui de forma superior, todas as outras formas de promoção de vinhos, uma vez que a sua mensagem parte de um pressuposto de credibilidade e honestidade, devido ao conhecimento e confiança na fonte.
Há que ter em conta que o Word-of-mouth pode também funcionar em sentido contrário, ou seja, se eu disser que o "Vinho X é muito mau", transmito uma sensação negativa ao receptor, que pode ser ampliada e prejudicar o vinho em questão.

De referir ainda que o Word-of-mouth não assume apenas a forma oral, mas também os meios digitais. Com o aparecimento das redes sociais, o Word-of-mouth ganhou preponderância, e assume novas formas que se revelam fulcrais para as marcas. A mensagem a divulgar só será forte se nela estiverem presente os conceitos de Verdade, Honestidade e Credibilidade.

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...