A internet e a promoção do vinho - WORKSHOP


A razão porque abordo este workshop - A internet e a promoção do vinho (decorreu a 15/10 na CVRVV) - é porque de facto foi uma excelente oportunidade para os agentes económicos do sector do vinho consciencializarem-se da temática das Redes Sociais na internet, e das vantagens que um bom aproveitamento das mesmas, pode ter para o seu negócio.

Considero até o título da formação um pouco redutor, face à abordagem que foi feita. Quem foi, deu por bem empregue o seu tempo, quem não foi ou não achou que valesse a pena, perdeu uma boa oportunidade para conhecer de perto a temática sobre a presença nas redes sociais.

Parabéns à ViniPortugal, à Catavino na pessoa de Ryan Opaz (orador) e à Adegga, na pessoa de André Ribeirinho (orador), e também à CVRVV (Vinhos Verdes).

Falando propriamente no conteúdo do workshop, podemos resumir dizendo que existe hoje uma panóplia de ferramentas e possibilidades, que apesar de serem conhecidas (pelo menos para muita gente) não são devidamente utilizadas, ou são pouco ou mal utilizadas, em proveito das Adegas e Produtores de Vinho. A presença nas redes sociais, deixou de ser uma simples brincadeira, ou ou passatempo. Existem na actualidade empresas que se dedicam, e que baseiam a sua estratégia na presença nas redes sociais na internet, e com isso, aumentam a sua visibilidade no mercado virtual e real, e promovem a sua actividade e as suas marcas de forma original, e orientadas para o consumidor. Quero aqui salientar o trabalho que tem sido feito pelo produtor Óscar Quevedo,e pela empresa Cortes de Cima. Dois exemplos de estratégias que devem ser seguidos, e que comportam uma economia de gastos em promoção, e que mais tarde ou mais cedo dão os seus resultados.

Facebook, Twitter, Flickr, Youtube e muito mais, são termos que têm que passar a fazer parte da estratégia de marketing e comunicação de qualquer empresa, seja agora ou num futuro próximo, ninguém se poderá esconder.

Comentários

Andre Ribeirinho disse…
Boa tarde,
ainda bem que gostou do Workshop. Penso que é um iniciativa pioneira na área dos vinhos. É uma excelente iniciativa da parte da ViniPortugal. Foi um prazer poder participar como orador.

Até breve,
André
-- Adegga.com