Poças leva estudantes de Erasmus ao Douro


A Poças – Vinhos do Porto & Douro, em parceria com a Universidade do Porto, promove nos próximos dias 23, 24 e 25 de Setembro, uma iniciativa intitulada “Vindima Erasmus 2009”. Durante três dias, um grupo de estudantes estrangeiros que integra o Programa de Mobilidade daquela universidade, será conduzido pela Poças numa viagem à mais antiga Região Demarcada do mundo, o Douro.
Do programa do evento faz parte uma viagem de comboio do Porto até à Régua, visita guiada à Quinta das Quartas, na Régua (Centro de Vinificação, Armazém de Estágio e Envelhecimento e Núcleo Museológico), onde decorrerá uma prova de vinhos e jantar de recepção. O segundo dia do programa começa cedo, com a participação do grupo nos trabalhos da vindima na Quinta de Vale de Cavalos (Numão), os quais serão finalizados com uma "lagarada" ("pisa" de uvas em lagar tradicional). No último dia, os estudantes serão guiados numa visita ao Museu do Douro, para depois darem início ao "Douro River Safari" - regresso ao Porto em barcos rápidos semi-rígidos, com paragens para fotos e observação de pássaros, mergulho e almoço num restaurante à beira rio.
Amanhã, 18 de Setembro, pelas 15 horas, a Poças promove no Auditório Gomes Teixeira da Reitoria da Universidade do Porto um workshop, designado "Welcome to Port Wine", onde dará a conhecer algumas curiosidades acerca daquele néctar do Douro, entre as quais a origem, a história, as castas, os tipos de vinhos, a produção, o armazenamento e a prova.
Neste workshop, para o qual se inscreveram cerca de 300 estudantes para os 60 lugares disponíveis, os participantes terão oportunidade, depois de assistirem à apresentação e prova de alguns vinhos do Porto daquele produtor, de participar e comentar uma prova cega de um vinho do Porto, que será avaliada por um júri constituído pelo Eng.º Luís Rodrigues, representante do Departamento de Enologia da Poças, pelo Professor Doutor António Marques, Vice-Reitor da Universidade do Porto, e pelo jornalista e enófilo Luís Costa. Os 12 estudantes com melhor comentário serão premiados com a participação na "Vindima Erasmus 2009", uma aventura pelo Douro vinhateiro que se realizará nos dias 23, 24 e 25 de Setembro.

Comentários