Como as mulheres olham para o vinho


Vem este artigo a propósito de uma referência que é feita na edição impressa da Revista de Vinhos, sobre um artigo publicado na revista Advertising Age.

As considerações revelam que, na generalidade, as mulheres bebem vinho por puro divertimento, sem grandes preocupações com classificações ou pontuações. As mulheres preocupam-se sobretudo com o contexto em que irão partilhar o vinho. Não escolherão concerteza o mesmo vinho para consumir em casa ou almoçar com um cliente. Preocupam-se sobretudo em escolher o vinho adequado para o momento adequado.

As mulheres representam hoje em dia 64% dos consumidores de vinho nos EUA.

Enquanto os homens preferem escolher os vinhos de acordo com as classificações reputação dos mesmos, as mulheres procuram a garrafa perfeita para o momento a que se destina. Os homens procuram rótulos, prestígio, vinhos que impressionem. As mulheres compram vinho para partilhar, para envolver emocionalmente os seus convidados.

Também no plano gustativo, as mulheres, de acordo com Matt Kramer da Wine Spectator, têm vantagem sobre os homens, uma vez que têm mais papilas gustativas, que as torna melhores provadoras.

Os marketeers que absorvam estas tendências e as apliquem nas suas estratégias verão os resultados aparecerem em pouco tempo. Começam a surgir no mercado algumas marcas que são claramente orientadas para as mulheres, vinhos estes mais leves, menos alcoólicos e com menos calorias que os tradicionais.

Quanto aos anúncios dirigidos a mulheres, não devemos centrarmo-nos apenas no produto, nas suas origens, ou nas suas características. Os anúncios devem mostrar uma envolvência de outros factores relacionados com o vinho, como o estilo de vida, a família, no fundo apelar a um conceito de socialização através do vinho.

Comentários

Anónimo disse…
As mulheres hoje estão em todas as frentes, também aqui... os homens que "se cuidem"...