Vinho do Porto à conquista dos melhores chefs do mundo


O Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP) estreia-se no Fórum Gastronómico Girona que decorre de 21 a 25 de Fevereiro naquela cidade espanhola. Na 10.ª edição de um dos mais importantes certames gastronómicos mundiais, o IVDP pretende divulgar junto dos melhores chefs e profissionais de cozinha internacionais as potencialidades de harmonização de sobremesas com Vinho do Porto, organizando uma prova comentada no dia 24 de Fevereiro, conduzida pelo enólogo Bento Amaral, responsável da Câmara de Provadores do Instituto, e pelo chef José Avillez, do Restaurante Tavares, em Lisboa.

Esta participação reforça a posição do IVDP em apostar em acções direccionadas para a promoção das categorias especiais de Vinho do Porto, cativando um consumidor com poder de compra e informado.

Na edição deste ano, Portugal é considerado “território convidado” e o programa oficial do evento inclui uma apresentação conjunta dos chefs Augusto Gemelli e Luís Baena - especialmente convidados pela organização - e cujo tema será também centrado em produtos e vinhos da região duriense.

O tema central deste ano do Fórum Girona é a “Gastronomia Sustentável”, num programa profissional que se complementa, por um lado, com um amplo catálogo de actividades dirigidas a público gourmet e que possibilita aos amantes de gastronomia e vinhos desfrutar de inúmeras sessões temáticas. Por outro lado, um espaço de mostra gastronómica que tem vindo a converter-se num grande mercado de ideias e produtos, com centenas de empresas e produtores a divulgarem as suas novidades.

Entre outros grandes nomes da cozinha mundial estão confirmados nomes como Joan, Josep e Jordi Roca (El Celler de can Roca, Girona), Ferran Adrià (El Bulli, Roses), Philippe Conticini (Exceptions Gourmandes, França), Quique Dacosta (El Poblet, València), Pierre Gagnaire (Pierre Gagnaire, França) Jordi e Oriol Rovira (Els Casals, Sagàs), Fermí Puig (Drolma, Barcelona), Dan Hunter (Royal Mail Hotel, Austràlia), Elena Arzak (Arzak, Euskadi), Alain Passard (L’Arpege, França), Michel Bras (Bras, França), Andoni Luís Aduriz (Mugaritz, Euskadi), Carme Ruscalleda (Sant Pau, Sant Pol de Mar), Paco Morales - Rut Cotroneo (Senzone, Madrid) e Bruna e Giovanni Santini (Dal Pescatore, Italia), entre outros.

in "hipersuper"

Comentários