Palmela recebe título de «Cidade do Vinho 2009»


Palmela foi galardoada com o título de «Cidade do Vinho 2009», numa iniciativa da Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV), sedeada na cidade ribatejana.

Um conjunto de eventos anuais dedicados à cultura do vinho, a realizar no concelho de Palmela, determinaram a escolha, que contou com sete candidaturas de entre os 62 municípios associados da AMPV.

Para Ana Teresa Vicente, presidente da Câmara de Palmela a atribuição deste prémio, instituído este ano pela primeira vez pela AMPV, é o resultado do trabalho desenvolvido pelos vinicultores, mas também das iniciativas da autarquia, no domínio cultural, para divulgação do vinho da região e da relação da comunidade com os promotores.

«O concelho de Palmela e os produtores de vinho têm vindo a dar provas de um grande investimento nas suas vinhas, introduzindo novas castas, novas culturas, e por outro lado, na própria arte de fazer vinho», disse Ana Teresa Vicente.

«Essa evolução tem vindo a ser muito bem aceite no mercado e é confirmada por todos os prémios que temos recebido, e que tiveram o seu momento mais alto com a atribuição do prémio de melhor vinho do mundo numa prova cega, em competição com milhares de vinhos», acrescentou.

Segundo Ana Teresa Vicente, durante todo o ano a autarquia vai organizar um conjunto de iniciativas «para afirmar os vinhos da região de Palmela, mas também os vinhos portugueses no seu todo».

Entre outras iniciativas, a Câmara de Palmela irá organizar a eleição da Rainha das Festas de Vindimas a nível nacional.

Segundo o secretário-geral da associação, José Arruda, o objectivo da iniciativa, inspirada numa idêntica realizada em Itália, é «fomentar e dinamizar um maior número de eventos e iniciativas ligadas à cultura do vinho», impulsionando o turismo e a economia

in "diário digital"

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...