Mais de 2.500 vinhos para quem os quiser provar no Porto


Descodificar e desmistificar o vinho, aproximando o grande publico consumidor dos produtores e especialistas. É este o grande objectivo da iniciativa Essência do Vinho – Porto, um evento que não tem parado de crescer em termos de visitantes e que em cinco edições quase triplicou o número de presenças do público.

A sexta edição decorrerá, mais uma vez, no monumental Palácio da Bolsa do Porto, espaço que entre os próximos dias cinco e oito de Março acolherá cerca de três centenas de produtores, que porão à prova dos visitantes mais de 2.500 vinhos.

Segundo anunciaram os promotores, em conferência de imprensa para a presentação do evento, o certame reunirá os principais produtores e enólogos portugueses, proporcionando assim aos visitantes um contacto directo, não só com os vinhos e os responsáveis pela sua produção mas também com mais de uma centena de críticos especializados. Além disso, a iniciativa incluirá um total de 50 acções paralelas com provas temáticas e comentadas de vinho, harmonizações entre vinhos e gastronomia ou tertúlias sobre estas matérias.

Numa parceria com a Viniportugal e cerca de três dezenas dos mais prestigiados restaurantes do país, a organização vai oferecer, a partir de hoje, convites duplos para entrada no evento, que serão entregues a quem consumir uma garrafa de vinho português. Durante os dias do certame, também alguns bares do centro da cidade do Porto vão proporcionar provas de vinhos aos seus clientes.

A Essência do Vinho teve a sua primeira edição em 2004, ano em que recebeu cerca de sei mil entradas, tendo no ano passado registado mais de 17.300 visitantes.

in "público"

Comentários