50 melhores vinhos portugueses apresentados hoje em Londres


São apresentados hoje, dia 28 de Janeiro, na Embaixada de Portugal em Londres, os 50 melhores vinhos nacionais, seleccionados pelo jornalista inglês Jamie Goode que foi eleito pela Association of Portuguese Wine Importers (APWI) como jornalista do ano 2008 para os vinhos portugueses.

Esta selecção é feita anualmente por jornalistas ingleses que mais e melhor escrevem sobre vinhos portugueses e realiza-se desde 2005. A lista deste ano é uma das melhores de sempre e é verdadeiramente representativa do que melhor se produz em Portugal.

Jamie Goode considera que “há cinco anos atrás, Richard Mayson, o primeiro jornalista a fazer esta selecção, teve um trabalho mais fácil do que actualmente: os vinhos portugueses percorreram um longo caminho durante este período e penso que Portugal é, actualmente, um dos países produtores de vinho mais excitantes e dinâmicos da Europa. Escolher só 50 vinhos foi uma tarefa difícil e para ser justo com todos os produtores não defini regras especiais – simplesmente tentei escolher os meus favoritos”.

A apresentação dos vinhos é dirigida aos profissionais ingleses na área da restauração, importação, críticos de vinhos e jornalistas. Após a prova, que vai decorrer durante todo o dia, realiza-se, também na Residência do Embaixador, o jantar Anual da APWI, com a respectiva entrega dos Prémios 2009 às entidades que mais se destacaram na área. Os vencedores deste ano já são conhecidos: Sarah Ahmed (Journalism Award); Eyre bros (Restaurant Award); Direct Wines (National Retailer Award) e Halifax Wine company (Merchant Award).

Pela primeira vez, os 50 vinhos seleccionados estarão em prova em três sítios no Reino Unido, em vez da prova única habitual na Embaixada, em Londres. Assim, no dia 28 de Abril decorre uma prova de vinhos em Manchester (The Lowry Hotel) e no dia 30 de Abril é a vez de Edimburgo, (The Balmoral Hotel), na Escócia.

A APWI tem colaborado activamente com a ViniPortugal no planeamento de acções no Reino Unido, enquanto órgão consultivo deste mercado.

in "lusowine"

Comentários