Preço do vinho aumenta em 2008


Os produtores de vinho confirmam que 2008 foi uma das piores vindimas da última década, com quebras de cerca de 30% face a 2007. Resultado: para o ano o preço dos vinhos aumentará, noticiou o Diário Económico.

A subida do preço cobrado pelos agricultores que vendem as uvas às empresas produtoras está por trás deste aumento. “O investimento do agricultor é sempre igual quer dê mais ou menos uva, por isso, têm de tentar compensar a má vindima que houve. Os agricultores cobraram mais 30% do que no ano passado”, afirmou Alberto Coimbra, Comissão Vitivinícola do Dão, ao jornal referido.

O aumento do valor da matéria-prima para elaborar as garrafas de vidro é outro factor que influência o crescimento do preço.

A Sogrape também confirmou o aumento, que deverá rondar os 20/30%. No entanto, Miguel Pessanha, director-coordenador de enologia da companhia, afirmou que esta subida não assusta a Sogrape, uma vez que entre 2004 e 2006 as três vindimas tiveram produções record, logo a empresa tem stocks que compensam a pouca vindima deste ano.

in "hipersuper"

Comentários