Portugal elege Cidade do Vinho


Em Dezembro será anunciado o local que ostentará, pela primeira vez, o título “Cidade do Vinho” e que acolherá, ao longo do próximo ano, várias iniciativas de promoção da bebida, como feiras e concursos.

José Arruda, secretário-geral da Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV), garantiu à Lusa que “municípios do Douro, Ribatejo, Oeste e Alentejo já apresentaram as respectivas candidaturas”.

Paralelamente, José Arruda apresentou o projecto “Vinopolis- Cooperando através da cultura para uma cidadania activa”. A iniciativa, apoiada pela União Europeia através do programa “Europa para os cidadãos”, pretende “promover um espaço de reflexão, de diálogo e de união entre as diversas regiões vitivinícolas europeias e os seus cidadãos”.

A AMPV foi criada em Abril de 2007, contando, actualmente, com cerca de 70 municípios associados, todos eles com “forte dependência económica na viticultura” e interessados em “promover e valorizar o sector”.

As cidades ligadas à organização pretendem, também, estimular áreas como turismo, cultura, comércio e promoção de recursos naturais.

in "hipersuper"

Comentários