Governo desembolsa 205 milhões para reestruturar vinha e promover vinho


O Governo vai investir 185 milhões de euros para reestruturar cerca de 20 mil hectares de vinha, até 2013. Os três objectivos estão traçados: melhorar a qualidade dos néctares portugueses e aumentar a rendibilidade do sector e tornar o sector mais competitivo.
A promoção dos vinhos portugueses no exterior é o caminho a seguir. Para isso, o Executivo dispõe de 20 milhões de euros. A meta é lançar campanhas institucionais sob a chancela ‘Vinhos de Portugal’ e marcar presença “de forma permanente”, nos palcos internacionais.
O anúncio foi feito por Luís Vieira, secretário de Estado do Desenvolvimento Rural e Pescas, por ocasião das comemorações dos 50 anos da Adega Cooperativa de Monção. O governante revelou, em declarações à Lusa, que desde há sete anos já foram reestruturados 31 mil hectares de vinha no País, um investimento de 200 milhões de euros.
Ao longo de três anos, os produtores que já tenham dado início à reforma da vinha vão receber 1500 euros por hectare, um incentivo anual para amenizar as dificuldades inerentes ao processo. Os produtores portugueses exportam anualmente cerca de 630 milhões de litros de vinho (60% diz respeito a Vinho do Porto).
in "hipersuper"

Comentários