Exportações de vinho espanhol a crescer


As exportações de vinho espanhol cresceram 15,9% no primeiro trimestre de 2008, totalizando 454 milhões de euros, avançando a Federação Espanhola do Vinho (FEV) que os grandes responsáveis para esta performance está no aumento da venda de vinho a granel.

Em termos de volume, as exportações registaram um crescimento de 16,4% entre Janeiro e Março de 2008, ascendendo aos 411 milhões de litros, enquanto o preço médio se fixou nos 1,10 euros por litro, uma ligeira descida de 0,5%.
Os dados agora divulgados pela FEV revelam que o sector vitivinícola espanhol encaixou mais 62 milhões de euros que em período igual de 2007.
Nas vendas de vinho a granel, os vinhos de mesa aumentaram as suas exportações em 43% para 83 milhões de euros, enquanto os vinhos a granel de Denominação de Origem aumentaram 33% para os 12,3 milhões de euros.

Na análise de mercado realizada pela FEV, regista-se um aumento considerável das exportações para países produtores, com destaque para a França, país que subiu as importações em 50 e 44% em valor e volume, respectivamente. Outro país a aumentar as importações foi a Alemanha, registando um crescimento de 13,4% em valor e 19% em volume.
O destaque maior vai, no entanto, para a Itália, país que aumentou as suas importações de vinhos espanhóis em 512 e 124% em valor e volume, respectivamente.

in "Hipersuper"

Comentários

Mensagens populares